O andaime Fachadeiro é projetado para permitir o livre acesso dos trabalhadores às áreas de trabalho em diferentes níveis.

São as plataformas de trabalho necessárias para realizar serviços em fachadas e alturas. Trabalhos acima de 4 m acima do solo devem utilizar andaimes.

É versátil, permitindo que os trabalhadores realizem uma ampla gama de atividades, dependendo do tamanho de sua plataforma.

Temos todos os acessórios, sapatos, pisos e outras coisas.
Nós te ajudamos a contar as peças, solicite já um orçamento.

Fases da obra: Equipamentos utilizados nas fases de alvenaria e acabamento.

Âmbito de aplicação: É utilizado para vencer operações em grandes altitudes, devendo ser utilizado em construções ou reformas acima de 4 metros acima do solo.

O andaime é uma estrutura tubular montada para permitir que os trabalhadores se desloquem livremente em diferentes níveis e acessem livremente a área de trabalho.

Componentes e Peças:

-Elemento Vertical Simples

-Guarda-Corpo Lateral

-Sapata e Rodizio

-Elemento Horizontal – Estrado

-Piso Metálico

-Barra de ligação

-Trava do sistema

-Diagonal X

-Guarda-Corpo Frontal

-Acessórios opcionais; Suporte para moitão, Suporte para rodapé.

Mas cuidado, nem tudo são flores, a maioria das vezes, os acidentes com andaimes acontecem por negligência na hora da instalação ou utilização.

Todo cuidado é pouco para evitar fatalidades

Reunimos algumas boas práticas para instalar e utilizar os andaimes com foco na prevenção de acidentes. 

Veja as boas práticas:

Sempre use uma área de instalação adequada

As principais causas de acidentes com andaimes são a instalação em áreas inadequadas, superfícies irregulares ou que ofereçam risco ao acesso dos trabalhadores. Para ser seguro, o solo precisa ser compactado para suportar o peso e não se alterar negativamente em tempo chuvoso.

Selecione uma área isolada para instalação

Para evitar acidentes, a montagem deve ser realizada em áreas com baixo tráfego de pessoas não envolvidas na obra.

Precauções na utilização de andaimes sobre rodas para construção civil
Devido aos recursos móveis disponíveis para andaimes, deve-se tomar cuidado para não instalar este tipo de andaime próximo a estruturas elétricas.

Não instale modelos com rodízios com altura superior a 6 metros. Não mova estruturas com pessoas ou objetos sobre elas e sempre certifique-se de que os freios e cunhas estejam no lugar antes de subir em andaimes.

Um conjunto de andaime fachadeiro é composto de 2 EVS, 1 Estrado , 1 DX, 1Bl e 1 Folha de compensado. Este conjunto pesa aproximadamente 92,5 kg, que dividido por 4 postes representa 23,12 kg/poste. Aproximadamente 24 kg.

Fazer checagens regulares durante a utilização dos andaimes

Durante a montagem e uso, inspecione a construção, alinhamento e sinais que possam indicar uso excessivo ou substituição de material.

Sempre preste atenção nas diagonais internas

As diagonais internas só são retiradas após a execução do serviço. Evite excluí-los ao mesmo tempo. Sempre use uma escada apropriada para a estrutura de acesso superior.

Verifique a condição da placa de circuito

A prancha é a estrutura que suporta o peso do próprio andaime, bem como de pessoas e objetos. Portanto, eles devem estar firmemente presos a ambos os suportes.
Sempre verifique o estado das placas de circuito e substitua essas peças se apresentarem sinais de proteção deficiente. Verifique também se as tábuas se projetam mais de 15 cm da barra transversal. Se forem muito largos, podem inclinar.
não improvise.

Quando o andaime precisa atingir um nível mais alto, novos componentes devem ser montados na altura necessária.

Além de não manter o equilíbrio que o trabalhador precisa, as escadas podem sobrecarregar pontos específicos e sem a correta distribuição de peso, a estrutura do andaime pode ficar comprometida.

Observe a altura máxima permitida
As normas técnicas determinam o limite de altura dos andaimes. A torre deve levar em consideração a largura da base. Para uma base de 1 x 1 metro, a altura máxima da torre pode ser de até 4 metros. A altura máxima da base de 1,5×1 metro pode chegar a 6 metros, e a altura máxima da base de 2×1 metro pode chegar a 8 metros.

cuidado com excesso de peso
Sabemos como é feito o trabalho do dia-a-dia. No entanto, devemos considerar a segurança em primeiro lugar. Às vezes, os trabalhadores acabam colocando mais material do que o sugerido para evitar várias subidas e quedas no andaime. Ganhar tempo dessa forma não vale a pena, pois o excesso de peso na estrutura pode levar a acidentes graves.

Use sempre equipamentos de proteção individual
Trabalhadores devem usar EPI para andar seguros.

Arnês tipo pára-quedista com cintas duplas: evita que o trabalhador caia quando perde o equilíbrio;
Cintos para transporte de itens: Mantenha as ferramentas na altura da cintura, por exemplo, para que os trabalhadores tenham as duas mãos livres para se segurar nos corrimãos das escadas de acesso. As cintas também evitam que o material se espalhe ao redor do andaime, evitando tropeços e quedas;
Capacetes: para proteger a cabeça do impacto caso algum material caia do andaime superior;
Botas antiderrapantes: garantem a proteção e estabilidade dos pés;
Óculos: evita que faíscas e respingos entrem nos olhos;

Luvas para arranhões: protegem as mãos e garantem a adesão às superfícies.

6 dicas para evitar estresse na hora de locar um andaime

  1. Verifique a condição do andaime
    O andaime é um equipamento complexo composto por várias partes que devem funcionar perfeitamente para evitar acidentes. Portanto, ao alugar, faça com que cada peça seja inspecionada por sua equipe mais experiente. Mesmo com pressa para fazer o trabalho, não faça ajustes no andaime alugado.
  1. Leia bem o manual de instruções
    Várias vezes, seus funcionários vão aprender a usar o equipamento seguindo o pensamento perigoso de “aprender fazendo”. Para não ter problema, veja o manual de instruções e ensine seus operários no manuseio dos equipamentos. Anteriormente falamos desses cuidados, mas cabe à sua empresa se certificar do se estão fazendo.
  2. Não deixe todo mundo usar o andaime
    Somente os operários capacitados devem trabalhar com o andaime. Para se certificar disso, é interessante repassar com eles os cuidados que deverão ter antes do início do uso. Aqueles que não souberem as normas de segurança devem ser proibidos de acessar o andaime.
  3. Verifique o local da montagem
    O andaime deve ser montado sobre uma superfície plana para evitar desníveis, que podem resultar em quedas. Adiantamos que não é legal montar em locais lisos, pois, assim, ele não vai segurar no chão. E se você estiver falando de andaimes elétricos, olhe sempre se a instalação está adequada em termos de voltagem, amperagem e localização.
  4. Nunca coloque objetos desnecessários na parte de cima do andaime
    Falou em acidentes, pensou em desorganização. Sendo dessa maneira, mantenha só o necessário no andaime fazendo assim que o andaime não caia nem as peças que estiverem em cima.

4 cuidados para alugar um andaime

1. Verificar os aspectos legais do contrato

São diversos os tipos de contrato que envolve a alugação de equipamentos. Analisar as versões sobre os principais pontos do contrato antes de assiná-lo ajuda a justificar duvidas sobre responsabilidades e alinha perspectivas em relação ao trabalho.

Com os andaimes não há porque ser diferente, cada local trabalha de uma maneira e não há uma opção melhor, todas vêm juntos de seus prós e contras em relação ao preço, qualidade, assistência, etc. Por isso, nós devemos sempre analisar o que é mais vantagem para a sua empresa, especificamente, naquele momento.

2. Planeje o valor e a real utilidade do andaime

Alugar não se trata de uma modalidade de prestação de serviços, em que o contratado fica responsável pelos perigos do negócio.

Ao invés disso, na maioria dos contratos, a responsabilidade pelo deterioramento, perda e má utilização — tirando algumas exceções — é de responsabilidade do contratante.

Por isso, é muito importante planejar muito bem a utilização do equipamento, pois deve-se garantir o ótimo uso por profissionais bem treinados. Desafortunadamente, por não se tratar de um equipamento da sua empresa, alguns funcionários podem ser negligentes no cuidado, pensando que você não arcará com os custos. Portanto, o aluguel de bom grado obedece a três regrinhas:

  • é utilizado onde é realmente preciso;
  • é manuseado por quem sabe;
  • é utilizado somente no tempo em que é empregado.

Além disso, outro cuidado importante é o planejamento de valores. Os andaimes de qualidade são estruturas complexas e, por isso, têm um valor um pouco elevado.

Então, você precisa melhorar o seu orçamento para saber por quanto tempo você pode pagar e qual é o baque desse aluguel no custo do seu produto final.

Por fim, vale a pena ver se a empresa oferece um seguro concomitante ao aluguel. Com isso, você evita despesas sem esperar em casos de acidentes, roubo ou deterioração.

3. Saiba o que falar para o locador

Antes de fechar qualquer negociação, é importante fazer algumas perguntas para o seu locador. Afinal, isso é muito importante para você fazer uma escolha certa e ainda garantir um bom resultado. No caso dos andaimes, umas perguntas interessantes são:

  • O locador indica uma empresa para a montagem?
  • Quais o acessórios precisos para meu tipo de serviço?
  • Qual o modelo de andaime mais adequado para meu tipo de trabalho?
  • Quais são os valores de mobilização e desmobilização?
  • Qual é a manutenção precisa do equipamento durante o período de locação?
  • Há alguma taxa extra além do esperado?

Quando você quiser alugar um produto de muita qualidade, que valha o seu tempo, dinheiro e energia, então você precisa escolher a melhor empresa de locação de equipamentos para obras.

Certifique-se de fazer valer essas dicas que podem ajudá-lo a encontrar o caminho correto, cobrir suas necessidades e lhe guardar de experiências estressantes ao alugar seus equipamentos para obras.

4. Registre toda a movimentação em relação ao andaime alugado

Você não pode confiar somente em sua lembrança para saber tudo o que se passa com o material alugado.

No final da obra, é muito fácil que peças sejam perdidas, andaimes de diferentes locadoras se misturam e se a organização não esteja bem feita, custos não previstos podem surgir.

Para evitar problemas jurídicos no futuro, anote tudo: quando o equipamento chegou na sua empresa, quando foi montado, que manutenção foi feita, quais funcionários utilizaram, hora e data em que foi entregue ao locatário, etc.

Dessa forma, você pode construir documentos que podem servir como provas úteis diante de qualquer ação judicial. Tome todas as precauções acima em seu trabalho para garantir o uso seguro de andaimes.

Dicas e truques – use-os corretamente

A estrutura do andaime deve ser apoiada (por meio de bielas e barras em X) e ancorada ou estaiada, com esporões como divisórias de parede e deve ser cravada na laje de piso com chumbadores “parabolt” com diâmetro mínimo de 3/8 e adequado O comprimento de penetração é equivalente a 3/4 do comprimento do chumbador, portanto não há vibração alguma. Estas sequências de amarração para andaimes de fachada devem ter no mínimo 32 metros quadrados, 8 metros de comprimento e 4 metros de altura. Os montantes devem estar perfeitamente aprumados;

muitas vezes comete erros

É proibida a operação de andaimes em cavaletes com altura superior a 2m e largura inferior a 0,90m;
Não use escadas para subir em pisos de andaimes;
É proibido trabalhar em andaimes em torno de edifícios sem proteção adequada.
Diagrama de montagem

Os dois primeiros painéis devem ser apoiados em suas respectivas bases (fixas ou reguláveis) e colocados paralelamente na posição vertical. Conecte-os pela diagonal no X, que deve encaixar no pino trava.

O DX deve ser utilizado na parte externa do andaime da fachada, a biela também é conectada ao pino de travamento, na sua parte interna, a fachada.

Continuando a montagem para a frente do edifício, repita a mesma operação. O painel (EVE) com a escada deve ficar na extremidade do móvel conforme figura abaixo.

No momento em que os painéis estão sendo colocados, posicionar os estrados montando-os nos painéis verticais.

Quando alcançar a altura de trabalho e com o andaime no lugar, montar sobre a plataforma de trabalho deitada o piso e rodapés do andaime fachadeiro.

Conclusão

A Solução LOC aluga painéis metálicos de altíssima qualidade para que você possa montar o seu andaime.

Não arrisque o bom andamento de sua obra, alugue seus andaimes com a Solução LOC.

Mantemos nossos equipamentos sempre atualizados e com revisões periódicas para que você tenha total segurança.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui ou envie uma mensagem clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat